(62) 3941-0600

Fundações em Estacas Pré-Moldadas

Fundações em Estacas Pré-Moldadas é uma excelente opção, tendo em vista o severo controle de qualidade em que são submetidas na sua fabricação e cravação. As estacas pré-moldadas podem ser concreto armado ou protendido, vibrado ou centrifugado e concretadas em formas horizontais ou verticais. Devem ser executadas com concreto adequado e submetidas à cura necessária para que possuam resistência compatível com os esforços decorrentes do transporte, manuseio e da instalação, bem como resistência a eventuais solos agressivos, atendendo às NBR 6118  e NBR 9062.

A cravação das estacas pré-moldadas deve ser dimensionada de modo a levar a estaca até a profundidade prevista para a sua capacidade de carga, sem danificá-la. Com esta finalidade, o uso de martelos mais pesados, com menor altura de queda, é mais eficiente do que martelos mais leves, com grande altura de queda.

O sistema de cravação deve estar sempre bem ajustado e com todos os elementos constituintes, tanto estruturais quanto acessórios, em perfeito estado, a fim de evitar quaisquer danos às estacas durante a cravação.

O desempenho da fundação em estacas pré-moldadas é considerado satisfatório quando a execução atende e garante as capacidades de carga especificadas no projeto, atende às tolerâncias executivas e aos coeficientes de segurança mínimos, preconizados pela NBR 6122.

A avaliação é feita a partir da análise de alguns documentos, dentre eles, boletim de previsão de negas e repiques, boletim de controle de cravação de cada estaca, com respectivos registros de negas e repiques obtidos e eventuais relatórios de ensaios de carregamento dinâmico.

Para a execução dessa modalidade de fundação a SETE Engenharia possui 22 Bate Estacas Hidráulicos e Queda Livre com torres de 6 a 21 metros e martelos de 600 a 8000kg.