(62) 3941-0600

Fundações em Estacas Metálicas

Fundações em Estacas Metálicas têm aplicação destacada nas construções industriais, em edifícios de andares múltiplos, pontes e viadutos. São muito utilizadas em solos sedimentares, quando existe a necessidade de se ultrapassar horizontes de argilas duras, areias compactas ou pedregulhos que se formaram acima de camadas moles.
Estacas Metálicas, também conhecida como Perfis Metálicos, são bastantes utilizadas devido:
•    Garantia de aplicação de material de excelente qualidade e com grande resistência estrutural;
•    Existência no mercado de grande número de formatos geométricos e bitolas, possibilitando a otimização entre as cargas atuantes e as cargas resistentes;
•    Maior facilidade de manipulação devido ao pequeno peso das pelas quando comparado com os elementos pré-moldados de concreto;
•    Otimização das perdas devido à inexistência de quebras e viabilidade de se emendar sobras;
•    Inexistência de vibração durante a cravação, que seja com martelos de queda livre ou com os modernos martelos hidráulicos.

As estacas metálicas são introduzidas no solo por meio de cravação dinâmica de um martelo de queda livre, à explosão ou hidráulico. O martelo deve ter energia suficiente para garantir a penetração da estaca no solo. As estacas metálicas têm a penetração em solos resistentes maior do que as estacas de concreto.

Para a execução dessa modalidade de fundação a SETE Engenharia possui 22 Bate Estacas Hidráulicos e Queda Livre com torres de 6 a 21 metros e martelos de 600 a 8000kg.