(62) 3941-0600

Fundações em Estacas Hélice Contínua Monitoradas

Estaca Hélice Contínua Monitorada é uma alternativa de fundação, concretada in loco, na qual a estaca é escavada até o seu fim em um processo contínuo, usando um trado helicoidal. A injeção de concreto é feita pela haste central do trado, simultaneamente à sua retirada, e a armadura é colocada após a concretagem da estaca.

As Fundações em Estacas Hélice Contínua Monitoradas tem conquistado o mercado graças às várias vantagens que apresentam sobre as demais estacas, algumas vantagens:
•    Velocidade na execução resultando em elevada produtividade;
•    Ausência de vibrações e ruídos excessivos;
•    Ausência de detritos provenientes do uso de lama bentonítica;
•   A execução pode ser realizada em terrenos coesivos ou arenosos, na presença ou não do lençol freático e atravessa camadas de solos resistentes;
•    Monitoramento da execução, garantindo a qualidade do estaqueamento.
A metodologia executiva da estaca Hélice Contínua obedece ao seguinte roteiro:
a) Perfuração - Posicionamento da perfuratriz hélice contínua, perfuração monitorada até a cota projetada  e transporte parcial do solo escavado;
b) Concretagem- Injeção de concreto bombeado pelo tubo central da hélice ao longo da profundidade perfurada, sob pressão, simultaneamente  à retirada contínua e lenta da hélice.
c) Armação- Posicionamento da armadura imediatamente após o término da concretagem e finalização da estaca.

Uma grande vantagem da execução da estaca Hélice Contínua é a possibilidade de se monitorar toda a execução garantindo o controle da perfeita execução e qualidade da estaca. O sistema de monitoramento normalmente deve informar:  profundidade, torque, velocidade de penetração, rotação da hélice por unidade de tempo, pressão e tempo de concretagem, superconsumo de concreto e velocidade de extração do trado.