(62) 3941-0600

Fundações em Estacas Escavadas com Trado Mecanizado

As Estacas Escavadas com Trado Mecanizado são executadas com uma perfuratriz hidráulica montada sobre caminhão. As Estacas Escavadas com Trado Mecanizado são moldadas in loco, por meio da concretagem de um furo executado por trado helicoidal, sendo empregadas onde o solo se mantém estável sem necessidade de revestimento ou de fluido estabilizante. Devido não serem revestidas, o seu uso está limitado ao lençol freático e solos passíveis de desbarrancamentos.

A perfuração das estacas escavadas é feita com trado curto acoplado a uma haste até a profundidade especificada em projeto. A retirada é feita com suspensão do trado cheio de solo e com sua rotação já fora da perfuração. A limpeza do solo que cai sobre a superfície anexa à estaca deve ser feita imediatamente para que não ocorra a queda de volta para a escavação

A concretagem é feita através de um funil que tem como finalidade a orientação do fluxo de concreto. Deve ser executada com a constante verificação de ocorrência de desbarrancamentos laterais e vazios no fuste, sendo conveniente o adensamento do concreto.

Devido à simplicidade do sistema de perfuração, o seu controle é fito pelo controle geométrico da estaca (locação, bitola, profundidade, prumo) após a sua escavação, sendo que a correção de qualquer erro se dá pela execução de estacas de reforço.

Para esse tipo de fundação a SETE Engenharia possui seis equipamentos montados sobre esteira, que executam perfurações com profundidade até de 25m.