(62) 3941-0600

Fundações com Tubulões a Céu Aberto

Fundações com Tubulões a Céu Aberto são executados com a abertura, manual ou mecânica, de um poço até que seja atingido um solo de boa qualidade. Após a abertura do poço executa-se o alargamento de uma base objetivando-se a distribuição das cargas de maneira uniforme do terreno de apoio.

Os tubulões são elementos de fundação profunda em concreto moldado in loco que transmitem cargas estruturais para os solos de maior capacidade de suporte.

A execução de fundações com tubulões a céu aberto é indicada especialmente para obras com cargas consideradas elevadas (acima de 3mil KN), para solos com presença de lençol freático e que apresentam riscos de desabamento.
Apesar de necessitar de mão de obra especializada, composta por poceiros, o tubulão é uma solução atrativa economicamente, pois além da mão de obra ser barata, ele é preenchido por concreto simples, sem armação e sem formas, com baixo consumo de cimento.
Tecnicamente a adoção de tubulões é uma excelente opção de fundações, pois ela possibilita a verificação in loco do solo de apoio e das dimensões finais da escavação do fuste e da base. Deve-se levar em consideração a viabilidade executiva deste tipo de fundação já que problemas relacionados a desbarrancamentos, excesso de água, gases e matacões de grande porte podem inviabilizar a sua execução.

A SETE Engenharia possui 06 perfuratrizes hidráulicas sobre caminhões trucado, traçados para  execução da escavação mecânica do fuste, o alargamento da base é realizado com mão de obra especializada (poceiros).