(62) 3941-0600

Estacas de Compactação (Areia ou Brita)

Estacas de compactação, tanto de areia ou brita, são muito utilizadas para melhoramento do solo, são introduzidas em solos de baixa resistência, melhorando suas propriedades geotécnicas através da aplicação de grandes energias de compactação por esforços dinâmicos ou vibração.

A técnica mais empregada no Brasil para execução das estacas de compactação é o vibro-deslocamento, no qual ocorre a cravação de estacas.

As estacas de compactação tem por finalidade: aumento de sua resistência ao cisalhamento com consequente diminuição do índice de vazios, o aumento da capacidade de carga do solo no trecho compactado, limitação de recalques com a redução dos níveis de recalques diferenciais e redução do comprimento concretado da estaca, propiciando uma economia no custo da obra.

As estacas de compactação também são usadas em camadas arenosas profundas, quando se deseja a associação da técnica com outras soluções em fundações profundas. A melhoria permite diminuir a profundidade e a quantidade das fundações.